segunda-feira, 26 de abril de 2010

biografia de Zeca Afonso (100 palavras)



José Afonso nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929.
Foi professor de história, mas destacou-se principalmente na música como cantor e compositor. Figura importante na renovação da música portuguesa, foi ainda um cantor e compositor de fado de Coimbra.
O seu tema mais conhecido ”Grândola Vila Morena” foi o aviso para que avançassem com a revolução dos cravos.
Editou 16 álbuns o primeiro em 1964 e o último em 1985: neste último já não conseguiu cantar todos os temas.
José Afonso morreu a 23 de Fevereiro de 1987 em Setúbal vítima de esclerose lateral amiotrófica.

Biografia de Amália Rodrigues


1920: Nasce em Lisboa a 1 de Julho.
Estreia-se como fadista. Lança o disco «Asas Fechadas» e «Povo que Lavas no Rio». Recebe o Disco de Ouro. Dá o primeiro concerto a solo no Coliseu dos Recreios. Comemora os 50 anos de carreira no Museu do Teatro em Lisboa. 2 Espectáculos: Coliseu dos Recreios e S. Carlos onde pela primeira vez se canta o fado. Actua pela última vez em Lisboa. Último disco «Pela Primeira Vez». Lança o disco: O melhor de Amália.
1999: A 6 de Outubro morre na sua casa.

Biografia Bruno Nogueira

Bruno Nogueira nasceu em São Sebastião da Pedreira, Lisboa, em 31/01/ 1982.Dedicou-se à arte de representar. Com cursos no Instituto das Artes do Espectáculo, na Arte 6 e na Rede Globo. Começou fora da televisão como operador de telemarketing, começando a fazer teatro amador, até que começou a aparecer no pequeno ecrã num anúncio que o levou mesmo a fazer um pequeno “sketch” no programa Cabaret Da Coxa. Depois disso surge no Curto-circuito e “Levanta-te e Ri”,“Manobras de Diversão” depois fez as peças “Portugal: Uma Comédia Musical”, “Avalanche” e “Antes Eles do Que Nós” No cinema participou em Sorte Nula.
Biografia da Simone da Oliveira, a cantora e actriz.

Simone de Macedo de Oliveira, nasceu em Lisboa a 11 de Fevereiro de 1938.
Filha de pai belga e mãe portuguesa, cresceu em Lisboa. Na sequência de uma depressão, aos 19 anos, o médico aconselhou-a a distrair-se, tendo optado por matricular-se no Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional. Começou por se apresentar nos programas de Motta Pereira.
A estreia da cantora em público foi em Janeiro de 1958, no primeiro Festival da Canção Portuguesa, que nos dois anos seguintes iria vencer esse mesmo Festival.

Biografia de Luís Represas


Nasceu em Lisboa a 24 de Novembro de 1956.
Em 1976 funda a banda Trovante, com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, um grupo que se viria a revelar um dos mais influentes da música popular portuguesa.
Em 1992, os Trovante separam-se e Represas inicia a sua carreira a solo.
Com Pablo Milanés cria um dos mais reconhecidos duetos: Feiticeira.
Em 2001 comemora 25 anos de carreira, celebrando-os com concertos no Pavilhão Atlântico e no Coliseu do Porto.
Em 2005, no dia 10 de Junho, é condecorado com a Ordem do Mérito por Jorge Sampaio.

Biografia de Rui Veloso


Rui Manuel Gaudêncio Veloso nasceu em Lisboa em 1957.
É um cantor, compositor e guitarrista Português.
Os temas mais conhecidos são: Chico fininho, Rapariguinha do Shoppin e Não há Estrelas no céu. Já editou 12 LP, 22 Singles, 12 Colectâneas. Com o “Rio Grande” editou 3 CD.
Em 1990 desloca-se aos Estados Unidos, onde grava com Nuno Bettencourt (Extreme), o tema “Maubere” a favor da causa Timorense. Em 1995 junta-se ao projecto Rio Grande, que grava os discos “Rio Grande” e “Um dia de Concerto”.
Em 30 de Janeiro de 2010 no Coliseu do Porto comemora 30 anos de carreira.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Biografia de Camilo Castelo Branco (100 palavras)


Camilo Castelo Branco foi um romancista português. Nasceu em Lisboa, no Largo do Carmo, a 16 de Março de 1825. Suicidou-se a 1 de Junho de 1890 em S. Miguel de Seide, devido a um problema de visão que o impedia de ler e trabalhar.
Em 1845, estreou-se na poesia e no ano seguinte no teatro e também no jornalismo. Fundou vários jornais e em 1855 tornou-se o redactor principal de O Porto e de Carta.
Algumas das suas obras principais são: A queda de um anjo e Amor de perdição.

biografia de José Rodrigues dos Santos (100 palavras)


José António Afonso Rodrigues dos Santos nasceu a 1 de Abril de 1964 numa província de Sofala antiga colónia portuguesa de Moçambique.
É um jornalista e romancista português. A sua carreira de jornalista começa em 1981 em Macau e o ponto alto foi como repórter na guerra do Golfo.
O romance de estreia intitulado “ A Ilha das Trevas “ foi reeditado pela Gradiva, em 2007 .
Algumas das obras publicadas pelo escritor tiveram como titulo A Filha do Capitão, O Codex 632, A Formula de Deus, A vida num Sopro etc. Recebeu o Prémio Clube Literatório do Porto em 2009.

diario de Miguel Torga


Ao ouvir esta mensagem, o que entendi foi que Miguel Torga teve uma infância atribulada, teve de lutar contra a pobreza e a ignorância.
Também falou das ilusões que teve antes de se defrontar com as barreiras da vida: “o que lhe parecia sólido desmoronou-se “.

biografia de Miguel Torga (100 palavras)


Miguel Torga nasceu em 1907 em S. Martinho de Anta. De nome Adolfo Correia da Rocha, adoptou o pseudónimo de Miguel Torga. As obras mais marcantes de Miguel Torga foram “os Bichos”, “o Diário” e “Novos contos da montanha”. Trabalhou no Brasil na fazenda do tio e foi médico em Coimbra. Escreveu uma obra vasta e marcante, em poesia, prosa e teatro. Ganhou vários prémios entre eles o Grande Prémio Internacional de Poesia e o Prémio Camões. Morreu em Coimbra no dia 17 de Janeiro de 1995, sendo sepultado junto da família, em S. Martinho de Anta.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PÁGINAS DE UM DIÁRIO



Este excerto deu-me a entender que o
escritor passou por uma infância um
pouco difícil. Ele teve que enfrentar a
pobreza. Eu acho que a mensagem que Miguel Torga nos tenta transmitir é que nós devemos aproveitar a nossa infância. Se queremos chegar a algum objectivo temos que fazer de tudo para chegar lá. Temos que ultrapassar as barreiras que a vida nos apresenta.

Diário de Miguel Torga

Miguel Torga, neste excerto do seu diário tenta-nos transmitir as dificuldades por que passou na sua infância, que é um espaço do tempo em que deveríamos ser mais felizes. Ele pelo contrário não usufrui dessa felicidade, e teve de lutar em várias situações para atingir os seus objectivos e sonhos.

Biografia de Raul Solnado (100 palavras)

Raul Augusto Almeida Solnado, nascido a 18/10/1929, foi um dos maiores símbolos do humor nacional. Começou a fazer teatro aos 18 anos, tendo conseguido atingir a profissionalização em 1952. Em 1953 estreou-se como profissional no teatro "Viva o Luxo". Em 1958 estreia- se no cinema através do filme "Sangue Toureiro". Foi através de "A Guerra de 1908" que conquistou a simpatia e admiração do público português que se rendeu aos seus dotes humorísticos. Em 1962, conquista o Prémio de Imprensa para Melhor Actor de Cinema.
Foi o principal fundador do Teatro Villaret.
Morreu a 8/8/2009, aos 79 anos de idade.

Diário de Miguel Torga


Diário de Miguel Torga

O diário de Miguel Torga reflecte fundamentalmente a sua personalidade e o que o manteve afastado da escola impedindo assim os seus estudos em criança.
A sua família era de origem pobre, dai a necessidade de começar a trabalhar desde muito novo não cabendo assim tempo para os estudos, nem para realizar alguns sonhos.
Com esta mensagem tenta dizer-nos que quando temos algum sonho não devemos desistir desse sonho só porque achamos que já é tarde de mais para o realizar, porque nunca é tarde de mais para nada e que só mais tarde nos apercebemos que esses sonhos não eram assim tão importantes como julgávamos ser.

Nuno Mendes

Biografia Sophia de Mello Breyner

Sophia nasceu no Porto, em 1919, no seio de uma família aristocrática. A sua infância e adolescência decorrem entre o Porto e Lisboa, onde cursou Filologia Clássica.
Profundamente mediterrânica na sua tonalidade, a linguagem poética de Sophia de Mello Breyner denota, uma cultura clássica, uma pureza e uma transparência nas palavras em relação á linguagem.
Luz, verticalidade e magia estão, aliás, sempre presentes na obra de Sophia, quer na obra poética, quer na importante obra para crianças que, inicialmente destinada aos seus cinco filhos, rapidamente se transformou em clássico da literatura infantil em Portugal.

Diário de Miguel Torga

Neste excerto do diário de Miguel Torga o autor quis transmitir-nos uma mensagem, pois ele passou uma infância com muita pobreza e mesmo assim lutou sempre por aquilo em que acreditou.
Nunca é tarde para ir em busca dos nossos sonhos e sermos felizes mas para isso é preciso lutar e enfrentar muitas barreiras.

Diário de Miguel Torga.


A mensagem que Miguel Torga quis passar é que devemos lutar pelos nossos sonhos e que nunca é tarde para os perseguir. Devemos ter uma mente aberta para conseguir evoluir como pessoas.
Que a sociedade devia ser mais justa para aqueles que menos têm, mais igualitária mais fraterna.

DIÁRIO DE MIGUEL TORGA

A mensagem que Miguel Torga nos tenta passar nesta sua página de diário é que, em qualquer circunstância e em qualquer idade, devemos sempre lutar por aquilo com que sonhamos e em que acreditamos, mesmo que para isso tenhamos de enfrentar várias adversidades.

diario Miguel Torga

Diário de Miguel Torga:

Ao ouvir esta mensagem, o que entendi foi que Miguel Torga teve uma infância atribulada, teve de lutar contra a pobreza e a ignorância.
O autor também falou das ilusões que teve antes de se defrontar com as barreiras da vida: “o que lhe parecia sólido desmoronou-se".

Diario de Miguel Torga

12 De Agosto, Maio de 1967.
Em Miramar, Miguel Torga escreve no seu diário sobre o sofrimento que passou na vida e nas lutas que teve de passar para encontrar a “sua porta” e a sua felicidade. Como ele diz, começou tarde e mal. Ao contrário de outros, ele teve de lutar contra Deus e contra ele mesmo para encontrar o seu destino.

Diario de Miguel Torga

Miguel Torga escreveu, em 12 de Maio de 1967, em Miramar perto de Aveiro, um diário sobre os problemas da vida dele e sobre os erros que cometeu. A sua família era de origem pobre e ele teve de lutar contra muita coisa para ter algo na vida, só depois foram abertos caminhos. Começou tarde mas mal, como ele diz, e ao contrario de outros, teve que lutar contra muita coisa.


João Couto NS8 Nº7

Diário de Miguel Torga

O diário transmite-nos uma mensagem sobre a vida, os erros e a luta pela sobrevivência na qual estamos submersos. Fala-nos na dificuldade que passou na infância em que nada lhe foi dado. O autor teve de lutar contra todos até consigo próprio para poder ter alguma coisa, e para abrir caminhos na sua vida. Começou tarde e mal para encontrar o seu destino, passando por muitas adversidades.